RAFAEL COIMBRA
Rafael Coimbra é um apaixonado por inovação.
Trabalhou 23 anos na TV Globo como repórter especial, apresentador e comentarista de tecnologia.
Nesse período, criou e apresentou a coluna "Futuro: modo de usar" e o programa o "Hub Globonews".
Foi pioneiro no uso de recursos digitais para a produção de conteúdo multimídia.
Como enviado internacional, cobriu acontecimentos importantes como o golpe de Estado em Honduras, o Terremoto no Haiti, a Copa do Mundo na África, o levante policial no Equador, o impeachment no Paraguai, a reunião de cúpula do Mercosul na Argentina, as eleições nos Estados Unidos (2012), o funeral de Hugo Chávez na Venezuela, a reaproximação diplomática com os norte-americanos, em Cuba e o acidente com o avião da LaMia, na Colômbia.
Fez séries de reportagens, entre elas: “Desmatamento na Amazônia”, “Dez anos do Plano Real”, “Pirataria”, “Presídios” e “Belo Monte”. E filmou o documentário “Impressões de Cuba“.
Foi o primeiro jornalista de TV do mundo a fazer o Executive Program da Singularity University (instituição Google + Nasa).
Palestrou em grandes eventos como MIT EmTech, Campus Party, Abraji, InterCon, KES, PicNic, Colaboramerica, Rio2C, Hacktudo, HackinRio, BlockchainRio, fPET, Hacktown e Web Summit.
É autor do livro: "Cérebro Digital".
Atualmente, Rafael Coimbra é editor-executivo da MIT Technology Review Brasil e diretor-executivo do TEC Institute.
É Professor do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais e do MBA de Transformação Digital, ambos da FGV.
Jornalista (PUC-RJ), mestre em Engenharia de Produção (PEP/Coppe/UFRJ), pós-graduado em Análise de Conjuntura (UFRJ) e com MBA em Marketing Digital (FGV).